Drenagem Linfática

A drenagem linfática é um tipo de massagem feita com as mãos ou aparelhos específicos para eliminar toxinas e excesso de líquido.

O tratamento é muito utilizado para reduzir medidas e inchaços, além de facilitar o tratamento de celulites. A drenagem é muito usada em pós-operatório de cirurgias plásticas. A HomeSpa Estética utiliza o método de Drenagem Linfática Renata França, com movimentos de massagem específicos e mais intensos, se comparados a drenagem linfática comum.

A técnica garante resultados imediatos, redução do inchaço corporal e curvas mais acentuadas logo na primeira sessão. A drenagem é contra indicada em casos de: tumores malignos não controlados (câncer); tuberculose; processos infecciosos e inflamatórios agudos; insuficiência renal aguda; trombose venosa profunda, flebites e tromboflebites agudas e erisipela em fase aguda.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.

Para entender melhor como ela age, é essencial conhecer as estruturas que compõe esse sistema, a linfa e os gânglios linfáticos:

O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa, e a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.

Já os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.

Objetivos da drenagem linfática

A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardo da pessoa na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral e relaxamento do corpo.

O método de Drenagem Linfática Renata França consiste na execução de movimentos específicos e um pouco mais vigorosos se comparados à Drenagem Convencional.

A técnica foi desenvolvida pela esteticista Renata França, sócia proprietária do Blend – Spa Renata França – localizado no conceituado bairro de São Paulo Itaim. Renata acumulou ao longo de 12 anos uma vasta experiência, levando ao sucesso que alcançou hoje com sua técnica. E não por menos que várias celebridades nacionais e internacionais são adeptas e amam a técnica.
A técnica garante resultados imediatos, redução do inchaço corporal e curvas mais acentuadas logo na primeira sessão. É indicado que a massagem seja realizada de duas a três vezes por semana.

É contra indicada em casos de:

  • Tumores malignos não controlados (câncer);
  • Tuberculose;
  • Processos infecciosos e inflamatórios agudos;
  • Insuficiência renal aguda;
  • Trombose venosa profunda, flebites e tromboflebites agudas;
  • Erisipela em fase aguda;